brás
RESENHA
GAETANINHO
Gaetaninho conta a história do sonho que teve com a sua tia Filomena, um sonho que ela havia morrido. A felicidade do garoto era que ele iria à boléia, vestindo sua roupa de marinheiro e gorro. Sua tia, ao saber do sonho, teve uma crise e o menino ficou com remorso, e resolveu mudar a história do sonho e dizer que foi com a morte acendedor de lampião. Os meninos começaram a jogar bola e, ao correr atrás dela, Gaetaninho foi atropelado por um bonde. Na hora do enterro quem seguiu na boléia com o cocheiro foi Beppino.
TIRO DE GUERRA Nº 35 Esta é a história de Aristodemo e sua trajetória de vida: Foi no grupo escolar da Barra Funda que o Aristodemo Guggiani aprendeu a roubar no jogo de gude e a amar o Brasil. Cantava o Hino Nacional com voz bem entoada e, berrando, puxava o coro e acabou brigando com um colega no tiro de guerra porque ele não cantava o Hino Nacional. Trabalhou com o cunhado e foi cobrador.
LISETTA A menina Lisetta pega o bonde com a mãe e vê uma menina rica com um urso de brinquedo no colo. Lisetta fica com vontade de tomar o brinquedo. A mãe percebe a intenção da filha e dá um beliscão. Ao chegar em casa, Lisetta leva uma surra da mãe, todavia, Hugo dá-lhe um urso de lata e ela fica louca de alegria e não deixa ninguém tocá-lo.
CORINTHIANS (2) x PALESTRA (1) O conto narra a história de uma partida de futebol e mostra todo o delírio provocado pela partida. Essa partida é assistida por Miquelina que torcia do