Brunno
ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS – 8º SEMESTRE/2007
DATA: 07/08/2007 PROF. GLAUBER
Pesquisa Operacional
Apresentação
A Pesquisa Operacional como a conhecemos surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, resultado de estudos realizados por equipes interdisciplinares de cientistas contratados para resolver problemas militares de ordem estratégica e tática. Sem dúvida nenhuma, o mundo mergulhou profundamente na Era do Conhecimento, graças a inteligência, às idéias e a criatividade do ser humano. Na área negocial, buscam-se modelos de atividades e comportamentos necessários ao fortalecimento da empresa, voltados a oferecer integral satisfação a seus proprietários, trabalhadores, fornecedores e consumidores. A disputa pela conquista de maiores fatias do mercado consumidor, o enfrentamento da concorrência, o volume de investimentos e sua adequada remuneração, qualidade do serviço ou do produto, a melhoria do ambiente social tornaram-se desafios constantes em todos os ramos da atividade humana. Maximizar resultados e minimizar dispêndios, eis a tarefa dedicada a todos que lidam com a Pesquisa Operacional.
1- Conceito
Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de outras áreas científicas para concepção, planejamento ou operação de sistemas para atingir seu objetivo.
2- Fases de um estudo em Pesquisa Operacional
Um estudo em Pesquisa Operacional costuma envolver seis fases:
formulação do problema; construção do modelo do sistema; cálculo da solução através do modelo; teste do modelo e da solução; estabelecimento de controles da solução; implantação e acompanhamento;
que podem ser descritas como segue: