BRUNEL, Carmem - Jovens Cada vez mais jovens na educacao de
Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Ed. Porto Alegre, Mediação.2004.
A partir de uma abordagem que critica a modernidade dentro do contexto da sociedade capitalista a autora se propõe a analisar o fenômeno da chegada dos estudantes na EJA cada vez mais jovens, e a partir das várias variáveis que compõem a cultura destes jovens , qual a escola que dará conta de interferir na formação estética, ética e política deste jovem?
Qual o papel do educador comprometido com este trabalho?
Qual a contribuição de Morin (1999) e de Paulo Freire (1997), na construção de uma pedagogia que dê conta minimamente de uma EJA que corresponda aos desafios atuais?
Fatores que contribuem para o crescimento da juventude nos cursos de
EJA.
Fatores pedagógicos: Falta de professores e da estrutura básica das escolas. Fatores Legais: Construção de legislação própria , o que facilitou o ingresso dos jovens inclusive operando num “ rebaixamento “ da idade mínima destes estudantes.
Fatores Estruturais: Jovens com histórico de fracasso escolar
(repetência, evasão e outras dificuldades diversas), que consideram-se como os únicos responsáveis por este insucesso.
EJA
Rota de colisão
Escola Formal.
Por tudo apresentado neste inicio, fica muito nítida a necessidade de uma pedagogia que reconheça estes fatores e que a partir de um diálogo efetivo com os estudantes, reconhecendo seus anseios, sonhos, dificuldades; além dos seus projetos mais concretos e efetivos. Para desta forma estabelecer uma pedagogia dialógica (Paulo Freire) , como uma pedagogia capaz de romper com todas as dificuldades que esta juventude vai encontrar na escola e para além da escola.
CONHECENDO OS SUJEITOS
Ocorreu um rejuvenescimento desta clientela educativa, sobretudo nos cursos dos estabelecimentos privados.
Fator de atração dos jovens para esta modalidade escolar.
< Agilidade e rapidez na conclusão do curso.
< Curso flexível.