Bruna e a Galinha d' Angola
INTRODUÇÃO:
Árvores, flores, frutas, bichos – todos têm sido símbolos desde que o mundo é mundo.
Seja a macieira com sua maçã inicial, seja a galinha d’angola espalhando terra para dar firmeza ao chão – todos têm representado a reverência de tempos, antigos e modernos, aos primeiros passos da raça humana.
Os negros que foram trazidos da África contra a sua vontade, há muitos anos, e aqui participaram como brasileiros, intimamente, do esforço de fazer do Brasil uma nação, trouxeram com eles suas tradições que se tornaram tradições do Brasil como um todo.
JUSTIFICATIVA:
A interdisciplinaridade está contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e é positiva tanto para os educadores quanto para os alunos.
Em nossa proposta, essa prática docente comum está centrada no trabalho permanentemente voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, apoiado na associação ensino, pesquisa e no trabalho com diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que comportem diferentes interpretações sobre os temas/assuntos trabalhados em sala de aula. Portanto, esses são os fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas.
OBJETIVOS GERAIS:
Introduzir de forma lúdica o tema de estudo “Consciência Negra” para que os alunos conheçam e percebam a cultura afro presente em nossa sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Expor as suas ideias e pensamentos a partir da história para assim aprimorar a sua capacidade de argumentação crítica;
Observar as diferentes paisagens, animais e cidadãos africanos para que possam visualizar e conhecer a realidade africana; Aprimorar a capacidade de leitura e compreensão do texto, para que consigam organizar a história;
Observar aspectos gramaticais como pontuação, diálogos, parágrafos e uso de letras maiúsculas para que possam familiarizar-se com estas regras e