brooklin novo
1. Abertura das novas vias e o alargamento de tantas outras;
2. Criação de grandes prédios públicos e administrativos;
3. Criação de parques, praças e jardins públicos.
São as teorias de Haussmann usadas para urbanização do Brooklin Novo.
Brooklin é uma área residencial e comercial e mais moderna do bairro nobre do Brooklin em São Paulo no Brasil. É delimitada pelas Avenidas dos Bandeirantes, das Nações Unidas e Santo Amaro.
Limita-se com o Brooklin Velho e os bairros de: Vila Olímpia, Moema, Vila Cordeiro e o distrito do Morumbi.
Vias que aplicam a teoria: Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini , Av. Santo Amaro, Av. Jornalista Roberto Marinho, Av. Padre Antonio Jose dos Santos.
Nos anos 1980 em diante passa por um processo de gentrificação feito pela prefeitura da cidade e o governo estadual. Através dessas melhorias houve um boom imobiliário, ou seja, enorme atração do setor para a construção de investimentos residenciais e comerciais de alto padrão na área. Na década de 2000 são inauguradas a estação Berrini da linha 9 da CPTM e Ponte Octávio Frias de Oliveira, ao mesmo tempo que figurava-se como um dos centros financeiros da cidade.
Sua via principal, a Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, possui cerca de cem edifícios comerciais. Abriga sedes de empresas multinacionais, hotéis de luxo, centrais de canais de televisão e consulados.
Apresenta diversos ícones da arquitetura moderna da cidade, a exemplo do Centro Empresarial Nações Unidas, complexo comercial onde encontram-se alguns dos maiores edifícios do país, além do luxuoso Hotel Hilton de São Paulo. Possui uma ligação subterrânea com o World Trade Center de São Paulo. Em frente ao Nações Unidas, foi construída a Ponte Octávio Frias de Oliveira, que hoje é um dos mais famosos cartões postais da cidade. Outros marcos arquitetônicos presentes são: o Edifício Mandarim e Plaza Centenário. Possui uma Praça General Gentil Falcão que