Briquetes - casca de arroz
É uma fonte concentrada e comprimida de material energético resultado do processo de secagem e prensagem de serragem ou pó dos mais diversos tipos de madeira substituindo com inúmeras vantagens a lenha convencional na sua totalidade. É uma lenha ecológica (bioenergética) que substitui com eficácia o gás, a energia elétrica, o carvão vegetal e mineral e a lenha, bem como outros combustíveis utilizados nos diversos processos industriais.
[pic]
Briquetadeira (máquina de fazer briquete)
[pic][pic]
O BRIQUETE DE MADEIRA:
O briquete de madeira é uma peça sólida de serragem ou maravalha comprimida com uma carga média de 6 tf a 8 tf, tensão de 90 kg/cm2 a 145 kg/cm2, gerando uma temperatura de 170°C a 270°C na câmara de briquetagem para a decomposição parcial da lignina (efeito termoplástico), teor de umidade base úmida de 5% a 15% sendo o ótimo 8%, com ou sem aglutinante, com uma densidade entre 1,0 t/m3 a 1,5 t/m3, apresentado em peças cilíndricas ou hexagonais de cerca de 70 mm a 100 mm de diâmetro e comprimento de 10 cm a 40 cm. É um produto usado como combustível em fornalhas, fornos e caldeiras das indústrias tanto para geração de calor como potência. O briquete por ter rápida resposta de temperatura e uniformidade de combustão.
De forma segmentada e conforme Utilização (2008), os mercados que demandam briquete no Brasil são: abatedouros, cerâmicas, cerealistas, cervejarias, destilarias, distribuidores de briquete, fecularias, hospitais, hotéis/motéis, indústria de balas, indústria de óleo de soja, indústria de papel, indústria de refrigerantes, laticínios, lavanderias, metalúrgicas, panificadoras, pizzarias, recauchutadoras, residências e tinturarias.
INDUSTRIA DE BRIQUETES: BRASIL
Possui 60 indústrias de briquetagem entre pequenas, médias e grandes empresas com uma produção mensal de 51,7 mil toneladas de briquetes comercializados e uma quantidade de 350 briquetadeiras mecânicas de pistão em funcionamento parcial ou total.