briquedoteca
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar o valor da brinquedoteca e o lúdico, na formação do professor e na aprendizagem e o desenvolvimento da criança, utilizando para isto um espaço específico e qualificado que é a brinquedoteca , para que ambos aprendam a utiliza-la extraindo o máximo que ela tem a oferecer.
Sendo que, o brincar tem um valor intencional onde está voltada a construção do saber num ambiente particular e fascinante como a brinquedoteca, oportunizando assim a apropriação da escolha do brinquedo, a fantasia da criação, o imaginário nos jogos.
No qual tudo isso é uma função da escola formar cidadãos críticos e capazes de opinar e criar condições para que a aprendizagem de fato ocorra.E é neste espaço propenso novos conhecimentos que as crianças vivenciam situações novas a cada instante, partindo daí relações de afeto ou de conflitos capazes de oportuniza-los a novos desafios.
“O ambiente lúdico da “Brinquedoteca” se torna e se transforma, como um ambiente motivador para a criança, onde o convite a exploração á descoberta é uma constante ação.” (OLIVEIRA 2008).
Neste contexto a ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.
2 DESENVOLVIMENTO
Um mundo de brinquedos é a primeira ideia que surge para quem entra em uma brinquedoteca sendo que na mesma, existem vários brinquedos que vão desmitificar fantasias ou estimular a criança brincar livremente, no qual esse ambiente vai estimular a criatividade e que deve-se ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a