Briofitas
Pequenas, não tem vasos condutores de seiva (xilema e floema), fazem a distribuição de nutrientes células por células, por isso que são pequenas.
Corpo formando por: rizoides(absorve nutrientes e agua do solo), cauloide e filoide(fotossíntese). São chamados assim porque não possuem a mesma organização da raiz, caule e folha dos outros grupos.
Cada gametófito(haploide) masculino tem na sua extremidade um pequeno gametângio chamado anterídios, onde no seu interior são produzidos os gametas masculinos flagelados: os anterozoides.- lançados no ambiente para se unirem com o feminino, por isso dependem da agua.
Os gametófitos femininos possuem na extremidade o gametângio arquegônio, onde no interior é produzida apenas uma oosfera.
Para a fecundação acontecer é necessário que haja água. Os anterozoides quando são liberados do anterideo vão ate os gametófitos femininos, quando o anterozoide chega ao arquegônio ele fecunda a oosfera e forma um zigoto diploide no interior do arquegônio.
O zigoto cresce e por meio de mitoses sucessivas gera um individuo formado por células diploides: o esporófito(que produz os esporos).
O esporófito é uma haste que suporta em sua extremidade uma capsula, onde dentro da capsulo células diploides sofrem meioses e formam células haploides (os esporos)
A ejeção da proteção da capsula (caliptra) ocasiona na liberação dos esporos para o ambiente. Os esporos germinam, formam protonemas que quando cresce vira uma planta produtora de gametas, os gametófitos.
A fase duradoura é a gametofítica. O esporófito tem duração reduzida e depende totalmente do gametófito.
VASCULARES
PTERIDÓFITAS(samambaia)- criptogamas
Possuem vasos condutores, permitindo assim que aumentasse de tamanho.
Raiz , caule e folha e folíolos
As samambaias são indivíduos formados por células diploides,ou seja, são esporófitos. Nas folhas (folíolos especificamente) existem granulações chamadas soros, nos quais há