briofitas
1.Principais características das angiospermas
2.Seus representantes
3.Estrutura da flor
3.1.Sementes
3.2.Ciclo reprodutivo
4.Frutos
4.1.Estrutura básica dos frutos
Principais Características das Angiospermas
A principal característica das angiospermas é apresentar flores e frutos. Formam a maior parte da vegetação atual do planeta. São angiospermas os eucaliptos e os capins. Elas vivem em diversos ambientes: terra firma, água doce ou sobre outras plantas, em certos casos parasitando e em outros como inquilinas.
Apesar de sua grande variedade, as angiospermas atuais são todas descendentes de um ancestral comum exclusivo, possivelmente do grupo das gimnospermas. Atualmente se questiona a divisão das angiospermas em monocotiledônias e dicotiledônias, apenas. Segundo os sistemas, essa divisão não esta de acordo com a história evolutiva do grupo. As monocotiledôneas formam, um grupo monofilético dentro do filo e continuam a ter essa denominação.
Entretanto, dentro do grupo antigamente denominado dicotiledôneas há pelo menos dois grupos evolutivamente distintos. Assim, a dicotiledônea não constitui um grupo taxonomicamente válido, pois seus representantes não têm um único ancestral comum, exclusivo do grupo.
A tendência atual, é considerar, além do grupo das monocotiledôneas, os grupos das eudicotiledôneas e das dicotiledôneas basais (apresentam características primitivas, sendo consideradas remanescentes do grupo que deu origem tanto às monocotiledôneas quanto às eudicotiledôneas).
As angiospermas, no momento, são classificadas em três categorias: monocotiledôneas, eudicotiledôneas e dicotiledôneas basais. As angiospermas arborescentes possuem três componentes principais: raízes, tronco e folhas.
As raízes são os órgãos fixadores da árvore ao solo e absorvem água e sais minerais, indispensável para a sobrevivência da planta.
O tronco, constituído de