briofitas
A antera madura abre-se e libera os grãos de pólen, que são transportados até a estigma da própria flor ou outras flores, processo denominado polinização.
As plantas desenvolveram diversas adaptações a polinização. Plantas polinizadas pelo vento, como as gramíneas, possuem pequenas e discretas flores, sem nenhum tipo de atrativo. Geralmente elas tem perianto ou este é pouco atraente as anteras tem filetes longos e flexíveis que oscilam com o vento, o que facilita a dispersão são pólen por ocasião de abertura, da antera. Flores polinizadas por animais tem características atraentes aos polinizadores, como corola vistosa, glândulas odoríferas e produtoras de substancias açucaradas. Um inseto polinizador á procura do pólen comestível, impregna-se do pólen fértil e transporta-o para outra flor. As abelhas são as maiores polinizadoras que existem no mundo animal.
O Fruto
O fruto resulta do desenvolvimento do ovário e, eventualmente de outras peças florais, o processo e desencadeado por hormônios liberados geralmente pela semente em formação. Assim a maioria dos frutos tem sementes em seu interior, com exceção dos frutos paternocárpicos, que se desenvolvem sem a formação de semente, como as bananas
Um fruto é constituído por duas partes principais: o pericarpo , resultante do desenvolvimento da parede do ovário, e as sementes resultantes do desenvolvimentos da parede do óvulos fecundados. O pericarpo por sua vez, compõe-se por três camadas: epicarpo (mais externa), mesocarpo ( camada intermediaria), e endocarpo ( mais interno). Em geral, o mesocarpo é a parte do fruto que mais de desenvolve, acumulando mais substancias nutritivas principalmente os açucares. Certos frutos como o pêssego, tem mesocarpo mais desenvolvido e suculentos são os frutos carnosos, outros como a vargem e o feijão, tem o pericarpo pouco desenvolvido e são denominados frutos secos. Ao comer os frutos, o animal libera as sementes e dispersa pelo ambiente.
A