Briofitas
Importância ecologica
Estudos revelam que as briófitas podem ser muito úteis ao homem. Além de produzirem substâncias biologicamente ativas, que podem ser usadas como fonte de antibióticos, elas servem para controlar a erosão do solo, conter inundações, indicar a presença de poluentes e depósitos minerais, e como combustível e adubo.
Economica
Sobre sua importância econômica, podemos destacar: a produção de substâncias biologicamente ativas, dentre as quais fragrâncias e sabores, reguladores de crescimento de plantas, substâncias restringentes ao ataque de predadores, substâncias alergênicas, substâncias antitumorais e citotóxicas e antibióticos; a sua utilização como bioindicadores – devido à sua sensibilidade a agentes poluidores, como metais pesados e poluentes da água e do ar – e indicadores paleoecológicos; o controle de erosão e umidade, devido à grande capacidade de retenção de água que algumas espécies possuem; a formação da turfa, que se constitui de restos vegetais, principalmente de musgos do gênero Sphagnum, acumulados e comprimidos, e que servem de combustível e aditivos para o solo. As briófitas possuem grande potencial econômico e como fonte de substâncias importantes, mas pouquíssimos estudo estão sendo feitos e ainda muito pouco é aproveitado desse enorme potencial.
principais representantes
Os representantes desse grupo são os musgos, os vegetais mais conhecidos entre todas as briófitas. A planta conhecida por musgo é o gametófito organizado em