Brinquedoteca
O presente trabalho tem por finalidade mostrar a importância da brinquedoteca na aprendizagem, sendo uma aliada à escola, pois é um espaço onde a criatividade é aguçada, os direitos da criança são respeitados, e é um ótimo suporte pedagógico.
A seguir será relatado o histórico da brinquedoteca, qual seu objetivo, forma de organização, modalidade e outros com base em pesquisas realizadas em artigos e monografias sobre o tema.
Abrincadeira mexe com o imaginário e estimula a participação de todos. É brincando que a criança desenvolve a criatividade e imaginação e por meio das brincadeiras as crianças aprendem a viver em sociedade formando um amplo conceito do mundo.
A leitura realizada do artigo das professoras Nataiane Silva Maia e Maria Ivone da Silva que trata da brinquedoteca, mostra como nasceu a brinquedoteca, essa surgiu no ano de 1934 em Los Angeles, na tentativa de diminuir o roubo de brinquedos de uma loja. O proprietário no intuito de amenizar os constantes roubos começou a emprestar os brinquedos às crianças, com isso iniciou-se o serviço de empréstimos de brinquedos que chamaram de Toylam e existe até hoje nos EUA.
Com o passar do tempo essa ideia foi sendo copiada em outros países. Na Inglaterra no ano de 1967 surgiram as Toy Libraries (biblioteca de brinquedos) e depois em Londres em 1976, após um congresso, a brinquedoteca ganhou outras funções se expandindo muito mais.
Segundo o mesmo artigo:
“A primeira brinquedoteca brasileira surgiu em Indianápolis, em 1981 e tinha uma proposta diferente das Toy Libraries Americanas, pois ao contrário destas, não tem como finalidade principal o empréstimo de brinquedos, seu objetivo principal é o de criar um espaço onde a criança possa se sentir estimulada a brincar livremente. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas com o objetivo de divulgar, incentivar e orientar as pessoas e instituições, com isso novas brinquedotecas