Brinquedoteca
*Viviane Andriotti *Líbia Maria Serpa Aquino
Resumo: As atividades desenvolvidas na brinquedoteca são voltadas para as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora das crianças que freqüentam. Tais atividades envolverm o brincar com brinquedos contruídos a partir de sucatas, brinquedos industrializados, jogos pedagógicos, jogos de roda, brincadeiras orientadas no pátio, com corda ou bola. Realizam também atividades como: hora do conto, dramatização, desenho, pintura, modelagem, recorte ecolagem, digitação no computador.Os resultados são diferenciados, haja vista que as crianças que freqüentam a brinquedoteca apresentam diferentes dificuldades desde passando por comprometimentos leves até os mais graves. Por exemplo, temos crianças com dislalia, dislexia, comprometimentos motores em um dos lados do corpo, cegueira aproximada de 90%, cujo trabalho é realizado na brinquedoteca com o auxílio de monitora especializada no método Braille. Crianças introspectivas com dificuldade de comunicar-se, crianças com DCM leve comprovada mediante exames clínicos, criança com hiperatividade e uma criança com altas habilidades. Frente a este quadro acredita-se que o fato da sociabilidade, a leitura, e a escrita estarem sendo desenvolvidas, pode-se afirmar que alguns poucos resultados já estão sendo alcançados. Palavras-chave: lúdico, jogo, brinquedo, prazer.
*Acadêmica do Curso de Pedagogia- Educação Infantil/Séries Iniciais. Bolsista no Projeto Brinquedoteca. **Pedagoga. Professora Mestre em Educação. Responsável pelo projeto de extensão “Brinquedoteca”.
Introdução O projeto de extensão da Brinquedoteca pretende abordar um tema bastante inovador, que procura estimular o profissional da educação a buscar novas práticas do saber/fazer pedagógico, proporcionando assim, uma nova estrutura educacional, a fim de ajudar o educando em suas dificuldades de aprendizagem. Muitos teóricos já escreveram sobre a ação lúdica e a forma