Brinquedoteca
A brincadeira é uma prática própria do ser humano. O jogo é uma atividade rica e prazerosa de grande efeito educativo. Essa prática desenvolve a linguagem, o pensamento e a socialização.
Segundo Vigotsky (1998), cada período do desenvolvimento tem uma atividade principal. Na idade pré-escolar, essa atividade é a brincadeira. O brincar é de suma importância para a criança, pois é através da brincadeira que esta passa a operar com significados, ou seja, confere sentido aos objetos e não apenas os manipula. O sentido dado a cada objeto é próprio de cada criança e, ao fazer isto, estará iniciando-se a formação do pensamento abstrato.
Para criança um jogo nada mais é do que uma simples brincadeira. Porém para a educação essa atividade é considerada séria, onde a imaginação infantil e a alegria têm uma importância considerável para o seu desenvolvimento. O lúdico está ligado principalmente a sua personalidade. O brinquedo possibilita o desenvolvimento intelectual da criança, facilita a compreensão da realidade e estimula a participação total do indivíduo com o seu meio. Exigindo dele movimentação física, envolvimento emocional e mental.
A brincadeira é uma atividade inerente ao ser humano. Durante a infância, ela desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento físico, emocional e intelectual do futuro adulto. Brincar é essencial para criança, pois é desse modo á sua volta e aprende a interagir com ele (ZATZ, 2006, P. 13).
Neste sentido a brinquedoteca possui uma grande importância para o desenvolvimento da criança, pois é um espaço destinado ao lúdico e a leitura, onde ela passa a criar sua personalidade através das ações vivenciadas como; valores, cultura, ética e atitude diante das outras crianças. A Brinquedoteca é um espaço destinado à ludicidade, onde a criança brinca e brincando constrói sua aprendizagem. É uma fonte de estímulos ao desenvolvimento das crianças, um espaço que se torna um ambiente de brincadeiras, de