Brinquedoteca
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................4 e 5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A infância vem sendo marcada pela diminuição de espaços, a correria do dia-a-dia e a falta de tempo dos pais para brincar com os filhos, onde se faz necessária a criação de espaços privilegiados e estimulantes como as “brinquedotecas”, onde as crianças sozinhas ou com ajuda de adultos, possam desenvolver brincadeiras e atividades, para que o brincar e o aprender aconteça de forma agradável e prazerosa.
No ambiente da brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura.
Torna-se primordial refletir sobre a importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagem, considerando-a no âmbito educacional como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.
2 DESENVOLVIMENTO
O mundo da brinquedoteca proporciona à criança, compreensão de muitas coisas através do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo.
Podemos observar que “o brinquedo é tão importante para a criança, como o trabalho é para o adulto”. Através do brincar resgatamos o sorriso, a simplicidade, o amor, a emoção, a fantasia, a alegria, o respeito e a interação entre as pessoas de forma livre e espontânea.
Vemos que todas as crianças precisam de um lugar especial