brinquedoteca
O estudo em questão caracteriza-se como uma pesquisa de campo, com o objetivo de conhecer a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da Unidade Escolar.
Pois no nosso município a Rede Municipal não tem uma Brinquedoteca. Existem nas Unidades Escolares jogos, que os professores pouco utilizam, não adotam estratégias para reforçar o conteúdo x brincadeiras
Verificou-se que os professores não se utiliza e nem trabalha com o lúdico por falta de base teórica sobre o assunto e ficam inseguros em colocá-lo em prática, apesar de ter vários exemplos comprovados e reconhecidos o valor das atividades lúdicas.
Estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo das escolas ou instituições. É um espaço onde tudo convida a explorar, sentir e experimentar. Na brinquedoteca, brincadeira é coisa séria.
Objetivos específicos:
. Abastecer a escola de brinquedos, materiais e jogos necessários às atividades pedagógicas.
. Educar os pais na escolha dos brinquedos.
. Estimular o diálogo entre pais e filhos por meio de jogos.
. Dar valor ao brinquedo e às atividades lúdicas e criativas.
. Possibilitar o acesso da criança a uma variedade de brinquedos.
. Ensinar a utilização dos brinquedos e a socialização do seu uso.
. Estimular o desenvolvimento integral das crianças, desfazendo preconceitos.
. Desenvolver hábitos e responsabilidade.
. Colaborar para que as crianças brinquem espontaneamente.
Desenvolvimento
O lúdico deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade do ser humano e facilita muito o professor conhecer, observar, saber suas potencialidades, limitações e desenvolverá o seu censo crítico, terá atitude de pesquisador sobre os seus