brinquedoteca
ESCOLA DA FAMÍLIA
EDUCADORA: REGIANE ALEXANDRINO DA SILVA
04/2013
BRINQUEDOTECA
EXECUTORA
Educadora Universitária Regiane Alexandrino da Silva, nascida em 20 de Setembro de 1989 na cidade de Caieiras SP, estudante do 3º Semestre de Pedagogia pela Faculdade Campo Limpo Paulista.
INTRODUÇÃO
A Brinquedoteca é um espaço que permite resgatar e vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado às crianças, favorecendo o cultivo da brincadeira, de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida a Brinquedoteca na escola, “é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade”.Desse modo, um espaço de aprendizagem que permite à construção da identidade, autonomia e das diferentes linguagens do educando.
Vale ressaltar que mesmo que a Brinquedoteca seja um local ideal para trabalhar o lúdico de forma saudável e prazerosa, esta não cumprirá sua real função se não houver a “alma de poeta e educador” e presença de um intermediário, o “brinquedista”, que atua mediando às situações e ações lúdicas com a criança. As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
JUSTIFICATIVA
A presença da Brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois proporciona às crianças a aprendizagem e aquisição de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e competências de forma natural e agradável. Outro item fundamental para