BRINQUEDOTECA NA ESCOLA
PEDAGOGIA
ELAINE VANESSA DOS SANTOS LIMA GONÇALVES
BRINQUEDOTECA NA ESCOLA
Sapezal MT
2013
ELAINE VANESSA DOS SANTOS LIMA GONÇALVES
BRINQUEDOTECA NA ESCOLA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino e Alfabetização II, Fundamentos da Alfabetização, Ludicidade e Educação, Organização do Trabalho Pedagógico na educação Infantil: Reflexão e Pesquisa.
Profs. Edilaine Vagula, Laura Celia Cabral Cava, Raquel Rodrigues Franco, Rosely Montagnini.
Tutora eletrônica: Luciana Araujo Pimentel
Tutor(a) de sala: Valderes Vieira Delmondes
Sapezal MT
2013
Introdução
Neste texto iremos abordar a evolução da Educação através dos tempos. Começando desde a Era medieval ate Idade Contemporânea, vendo essas mudanças, as diferenças entre o Método Tradicional e o Método Histórico no que se refere à forma de ensinar. Mostrando qual é o papel da escola, e qual o papel do professor, na formação do indivíduo. Quais foram às mudanças, o que melhorou no ensino que conhecemos.
Desenvolvimento
Muito se houve sobre o ato de brincar, e mesmo existindo opiniões diferentes no contexto da Educação Infantil, todos conhecem a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Pois no momento em que a criança está brincando, ela se diverte, gasta energia, se comunica, compreende o mundo a sua volta, imita as outras crianças, ela representa, fantasia, usando assim a sua imaginação.
Hoje em dia vem sendo declarada de forma clara e aberta sobre o direito da criança de bricar. Esse direito é citado na constituição de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação