brinquedoteca espaço de aprender
No presente trabalho trago um breve resgate da historia da brinquedoteca, pois foi com a intenção de resolver um problema social dos alunos de uma escola pública de Los Angeles (EUA), que a primeira “brinquedoteca” foi criada.
Hoje em dia, existe brinquedotecas em varias localidades como em: hospitais, em instituições para crianças especiais, escolas, etc. porem os objetivos mudam de acordo com o público a ser atingido.
A brinquedoteca não pode ser entendida como um espaço só de brincadeiras, mas também é um espaço de aprendizagens. Pois através do brincar a criança se apropria de conhecimentos, que de outra forma seria muito difícil de alcançar. Aprende se socializar, a respeitar regras, a representar o mundo exterior através do brinquedo. (aponte o autor e o ano desta citação direta)
A primeira brinquedoteca foi criada em Los Angeles (EUA) por volta de 1934 e recebeu o nome de Los Angeles Toy Loan, que a principio foi criado com o intuito social, isso aconteceu por ocasião de alguns roubos em uma loja de brinquedos, onde o dono dessa loja reclamou ao diretor de uma escola pública que, estaria aconcendo furtos em sua loja, o diretor então deduziu que isso estaria acontecendo porque as crianças eram privadas de brinquedos, o que o levou a criar um ambiente em que as crianças podiam emprestar brinquedos para manuseio em loco. Nascia-se ali a Los Angeles Toy Loan, que segundo a ABBri ( Associação Brasileira de Brinquedotecas), ´´ até hoje existe ``. (aponte o autor e o ano desta citação)
Mais foi na Suécia, em 1963 que surgiu a primeira Lekotec (ludoteca em sueco), com objetivo de orientar e emprestar brinquedos a famílias de crianças com necessidades especiais, surgindo assim um novo objetivo, o valor da estimulação através dos brinquedos, proporcionando aprendizagem