BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NAS CRECHES
NAS CRECHES
MÓDULO II
BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E
MATERIAIS PARA BEBÊS
(0 a 1 ano e meio)
Este manual foi elaborado pelo Ministério da Educação e da
Secretaria de Educação Básica. Trata-se de um documento técnico com a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores na seleção, organização e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras para creches.
Pretende esclarecer que o brinquedo e a brincadeira são constitutivos da infância e um dos principais meios de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem da criança sobre as pessoas e o mundo.
1. BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA BEBÊS
QUE FICAM DEITADOS
• BRINQUEDOS MUSICAIS
• MÓBILES
2. BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA
BEBÊS QUE SENTAM
Ao sentar, a partir dos seis meses os bebês não deixam de apreciar as brincadeiras sugeridas para os que ficam deitados, mas ampliam as oportunidades para interações com objetos e com as pessoas.
Na hora de lidar com os brinquedos, misture os mais flexíveis com os mais rígidos (plásticos duros dos próprios de brinquedos infantis), para o bebê entrar em contato com vários tipos de desafio. Mostre as cores, os formatos e as texturas diferentes.
ALGUNS EXEMPLOS
• MORDEDORES
Todo bebê leva coisas à boca, especialmente quando nascem os dentinhos, os mordedores oferece conforto. Há diferentes formatos e cores para explorar e brincar.
• O CESTO DO TESOURO
O cesto do tesouro é a coletânea de objetos domésticos, de uso cotidiano, utilizada com o fim de ampliar as experiências sensoriais.
Escolha objetos naturais como sementes, folhas, conchas do mar e pinhas.
Os de madeira, de metal e aqueles com diferentes texturas e temperaturas também são apropriados ao cesto, objetos feitos de tecido atoalhado e crochê e também são bem interessantes.
Verificar se os objetos são seguros, se não têm pontas, partes pequenas que podem ser engolidas, se não são tóxicos e estão limpos.
3. BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA BEBÊS
QUE ENGATINHAM
Ao engatinharem, os