brinquedo e infancia
UM GUIA PARA PAIS E EDUCADORES EM CRECHE
Santa Marli Pires dos Santos
O livro Brinquedo e Infância trás para o educador a importância de brincar na infância e como a criança desenvolve suas habilidades tanto no campo: afetivo, visual , tátil, auditivo, espaço e tempo.
O brincar desperta a curiosidade pela exploração do novo e para cada idade os brinquedos são dados de acordo com a capacidade que criança tem aprimorando os seus sentidos a cada grau de dificuldade que para nós adultos parece bobeira mas para eles é um grande avanço. Por exemplo : as primeiras brincadeiras de 0 até 3 anos, auxilia na formação de sua autonomia, cujo qual na fazer “adulta” madura poderá resolver seus próprios conflitos. A expressão lúdica tem a capacidade de unir razão emoção, conhecimento e sonho, formando um ser humano mais completo e pleno.
O brinquedo é produzido pelo homem à disposição da criança, por isso o brinquedo é dotado de imagens e simbologias próprias de uma determinada cultura, a apropriação da cultura é resultado das interações lúdicas entre crianças e brinquedos. através dos brinquedos ela terá uma vida bem estruturada consigo mesma e com as outras pessoas, tornando se mais sociável.
O livro é voltado para o educador mas também é um ótimo livro para os pais, pois mostra que para cada idade da criança há um brinquedo que favorece na sua evolução e quando bem trabalhado com elas é possível notar as diferenças pois são crianças espertas e muito ativas e quando isso não ocorre e possível ver uma criança “tímida” sem motivação.
Com isso o livro aborda que de zero a três anos a criança passa por transformações que influenciarão no seu desenvolvimento futuro como; necessidade, valores, emoções , família, convívio social, autonomia. Para que ela possa desenvolver o professor/educador tem que mediar esse processo e atingir no máximo o imaginário utilizando do lúdico para formar crianças mais autônomas. O livro também trás dicas de