brincar na infancia
PAPEL DO LÚDICO NA INFÂNCIA
O PAPEL DO LÚDICO NA INFÂNCIA
Flaviana Soares Alves Garcia
Rejane L. do Nascimento Damasceno
Ingridy Stephany Ribeiro
RESUMO
Queremos mostrar por meio deste estudo, a importância do lúdico para a criança, através do brincar a criança pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio criativo e sua inteligência. Pelas observações feitas com crianças, podemos notar que o brincar pode funcionar como um espaço através do qual a criança deixa sair sua angústia, aprende a lidar com separação, o crescer, a autonomia e o limite. Brincar é uma ação que ocorre no campo da imaginação, assim, ao brincar estar-se-á fazendo uso da linguagem simbólica. Poder brincar já é um processo terapêutico, brinca-se com o que não se pode entender, brinca-se para poder entender melhor e brinca-se para ressignificar a vida. Na brincadeira o sujeito exercita-se cognitivamente, socialmente e efetivamente.
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo ressaltar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Perceber como a criança através do lúdico desenvolve importantes capacidades como: socialização, criatividade, memorização, imaginação e amadurecimento. A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. Em situações, quando criança ainda é bem pequena e bastante estimulada, é possível observar o rompimento com a relação à subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, o que expressa seu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento.
Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição