Brincando com sons e cores
Turma: Berçário
Tema: Brincando com sons e cores.
Justificativa: Desde o berçário a criança deve ser estimulada a desenvolver seus sentidos (tátil, visual e auditivo), pois nessa fase ela já e capaz de reconhecer as pessoas em seu convívio, e responder as carícias com alegria, balbucia, busca a direção de onde vem o som, brinca com as mãos iniciando a exploração de objetos, pegando-os e tentando levá-los a boca. O professor deve oportunizar, nesta fase, brinquedos de vários tamanhos e cores (caixas, chocalhos), permitindo a ampliação de seu desenvolvimento, podendo tocar, sentir o brinquedo oferecido. Brincando a criança vai desenvolvendo seu lado cognitivo, afetivo e motor, conforme descreve Santos:
“O brinquedo e o veiculo do crescimento. E um meio natural que possibilita a exploração do mundo e a criança que o explora descobre o mundo de forma prazerosa tornando-se preparada para receber as surpresas que este mundo lhes reserva.” (SANTOS, 2001, p.20).
Objetivos: ( Incentivar a curiosidade das crianças através da apresentação da caixa surpresa que estará fechada. ( Estimular as crianças para que explorem a caixa, tocando e pedindo para que passem a mão e ouçam os diversos sons e sintam-se curiosas para abrir a caixa. ( Apresentar os diversos brinquedos, oferecendo a criança a oportunidade de manusear diversos tamanhos de brinquedos de brinquedos coloridos com sons variados permitindo que as crianças percebam o tamanho, cores e sons diversificados.
Conteúdos Conceituais: Trabalhar os sentidos (tátil, visual e auditivo) a percepção e a curiosidade.
Conteúdos Atitudinais: ( Levar as crianças a valorizarem os sentidos (tátil, visual e auditivo).
Conteúdos Procedimentais: ( Explorar com as crianças todos os brinquedos (caixas, chocalhos etc.). ( Observar a reação das crianças ao serem incentivadas para manusear os brinquedos.
Encaminhamentos: