Brincadeiras para Educação Infantil
Materiais: Corda, bambolês, 2 bolas e jornal.
Objetivo: Desenvolver coordenação.
❖ Corrida de saltos alternados com Bambolês.
Material: 6 bambolês, 2 bolas
Formam-se 2 filas, a partir de meia quadra colocam-se 6 bambolês (para cada fila) espalhados no chão e no interior de cada arco um desenho de sola de pés, no final da quadra 1 bola para cada fila. O primeiro aluno deverá saltar, obedecendo aos desenhos, terminando os saltos pegará a bola e voltará pelo mesmo percurso e entregará a bola ao companheiro, que fará a mesma coisa. A fila que completar a brincadeira é a vencedora.
❖ Circuito com obstáculos.
Material: Jornal, bambolês e corda.
Esticar uma corda numa altura aproximadamente meio metro de altura.
Formar 2 filas paralelas de bambolês no chão.
À frente de cada fila, colocar 2 bolinhas de jornal.
É importante manter sempre uma distância de aproximadamente em metro e meio entre cada etapa do circuito.
Pedir as crianças que formem 2 filas paralelas e que em seguida sentem-se no chão. Assim que elas estiverem devidamente posicionadas, 1 bola de soprar deve ser entregue aos primeiros de cada fila.
O circuito: O professor apita e o primeiro da fila levanta-se, corre, passa por baixo da corda, pula com os pés dentro de cada um dos bambolês.
❖ Aumenta – Aumenta.
Material: Corda.
Prender ou segurar uma corda pelas extremidades, de forma que fique bem esticada e uma pequena distância do chão. As crianças irão pular corda, que será levantada a cada passagem, quando esta ficar muito alta para ser pulada, as crianças poderão passar por baixo. A corda também pode ser colocada mais alta e abaixada a cada passagem, quando terão que rastejar. Aproveitar para verbalizar a situação: Dá para pular? Por quê? E agora, vocês conseguem pular? A corda está alta ou baixa?
❖ Circuito.
Material: Corda, bambolês, 2 bolas e jornal.
Demarcar-se o início do circuito
(meia quadra) e a partir deste início e dado como espaço, apenas