Brincadeiras no desenvolvimento da criança
A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. E essa falta de valorização do brincar, contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção.Brincar é um momento sagrado.
É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor.
É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.
Para Piaget (1977), a brincadeira é a conduta livre e espontânea, onde a criança expressa sua vontade e prazer.
Para Vygotsky (1988) em situações de brincadeira, os jogos são condutas que imitam ações reais e não apenas ações sobre objetos.
As brincadeiras atuais por serem informatizadas podem prejudicar o desenvolvimento da criança?
O computador auxilia nas lições de casa, no aprendizado, no desenvolvimento da coordenação motora e no exercício do raciocínio lógico, mas seu uso em excesso pode provocar problemas para a criança e interferir no comportamento. “Caso seja um uso pedagógico e lúdico os efeitos sobre o comportamento serão positivos. Caso o uso seja descontrolado e exclua outras atividades longe do computador a criança pode apresentar dificuldades de relacionamento com colegas, dificuldade em fazer novas amizades e participar de atividade e jogos coletivos.
PPE
Inicialmente privilegiaremos o debate em torno da caracterização das ciências naturais e das ciências sociais, destacando a relação entre sujeito e objeto nas ciências humanas as ciências naturais explicam o fenômeno, as ciências sociais por sua vez, além de explicá-los, os compreendem, pois isto é a expressão de uma necessidade, para se chegar ao real significado do fenômeno estudado.
As