Brincadeiras infantis
SANTOS
2013
BRINCADEIRAS INFANTIS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS DAS CRIANÇAS DA CIDADE DE SANTOS
Seminário apresentado para o Colégio Jean Piaget, como requisito para cursar o Segundo Ano do Ensino Médio.
SANTOS
2013
ÍNDICE
ÍNDICE IMAGENS E GRÁFICOS
Gráfico 1 - Na maioria do tempo as crianças... 9
Gráfico 2 - Possuem celular ou computador pessoal 10
Gráfico 3 - Quantas horas passam jogando virtualmente por dia? 10
Gráfico 4 – Praticam quantas horas de esporte? 10
RESUMO
Abordando as brincadeiras antigas e a diversão atual da garotada, este trabalho promove, frente às mudanças tecnológicas das ultimas décadas, uma análise do cotidiano infantil na cidade de Santos.
Na década de 70, as brincadeiras envolviam maior contato com a natureza, integração entre os grupos e, principalmente, mais esforço físico. Porém, atualmente, a diversão infantil baseia-se em aparelhos eletrônicos e jogos virtuais. Por conta disso, surgiram os seguintes questionamentos: o que promoveu tais mudanças? Quais as suas consequências?
A rápida urbanização brasileira, o desenvolvimento da nanotecnologia e a forte globalização no último século são apontados como grandes causadores dessas mudanças. A primeira gerando insegurança e violência nas cidades, fazendo os pais optarem por confinar seus filhos dentro de casas e apartamentos; o segundo possibilitando a criação de aparelhos eletrônicos de fácil transporte e com rápido acesso a internet; e o terceiro aumentando a influência de muitos países centrais em relação à vida brasileira.
Recolhendo informações e realizando pesquisas, descobriu-se que as consequências da substituição de brincadeiras ao ar livre são, em sua maioria, negativas. Esse tipo de atividade ajuda o desenvolvimento do sistema imunológico da