BRINCADEIRAS FOLCLORICAS
Passa anel
As crianças sentam lado a lado e escolhem alguém para ser o passador, que esconderá um anel na palma das mãos. Todos devem juntar as mãos como se estivessem orando, o passador passará as mãos nas mãos de todas crianças e deixará o anel em uma delas. A criança que ganhou o anel deve o manter escondido e em segredo.
O passador escolherá outra criança e perguntará com quem está o anel, se ela acertar será o novo passador, se errar sairá do jogo e o passador perguntará para outra criança até alguém acertar.
Pedra papel e tesoura
Todos devem colocar uma mão nas costas, quando alguém disser "pedra, papel e tesoura" todas as crianças devem mostrar um símbolo com a mão que estava escondida. Os símbolos são:
•
Mão fechada - pedra
•
Mão aberta - papel
•
Mão com dois dedos levantados imitando uma tesoura
Quem ganha:
•
Pedra ganha da tesoura porque pode quebrá-la.
•
Tesoura ganha do papel porque pode cortá-lo.
•
Papel ganha da pedra porque pode enrolá-la.
Peteca
Brincadeira de jogar a peteca para cima sem deixá-la cair. A peteca pode ser feita com papel ou palha em sua base e com pena na parte superior. Você também pode encontrar em lojas de brinquedos.
Dança da cadeira
Separe uma cadeira para cada criança, exceto uma, por exemplo: se tiverem 10 crianças será preciso 9 cadeiras.
Organize-as em círculo com o assento para fora. Coloque uma música e peça para as crianças rodarem na mesma direção, com as mãos para trás. Pare a música e peça para as crianças sentarem, quem ficar sem cadeira sai da brincadeira. Repita a atividade até sobrar apenas uma criança, a vencedora.
Variação: Você pode tirar uma cadeira a cada rodada, mas não tirar nenhuma criança, sendo preciso um sentar no colo do outro.
Forca
É um jogo que tem como objetivo a formação de palavras. Risca-se uma base para forca onde será desenhado corpo e faz um risco para cada letra da palavra a ser adivinhada.