Brincadeiras como estratégia para desenvolvimento da autonomia
1. TEMA 1
1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA 1
2. PROBLEMA 1
3. JUSTIFICATIVA 1
4. OBJETIVOS 2
4.1 Objetivo Geral 2
4.1.1 Objetivos Específicos 2
5. REFERENCIAL TEÓRICO 3
5.1. Conceito da Autonomia 3
5.2. Desenvolvimento da Autonomia 4
5.3. Apendizagem X Ludicidade 5
5.4. Brincadeiras para a Autonomia 7
5.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
6. METODOLOGIA 10
7. REFERÊNCIAS 11
1. TEMA
As brincadeiras como forma de desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil.
1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA
As brincadeiras como estratégia de desenvolvimento da autonomia em crianças de 03 a 04 anos na Educação Infantil.
2. PROBLEMA
As brincadeiras auxiliam as crianças para desenvolver ações, como agir, pensar, se relacionar, ajudar, questionar, entre outros, tornando-os assim, cidadãos mais independentes e seguros. As crianças gostam de brincar e aprender com a mesma. A brincadeira proporciona o ato de pensar e agir sem a interferência de um adulto, dando a oportunidade da criança se expressar e decidir o que vem depois. Portanto, como as brincadeiras favorecem a autonomia em crianças de 03 a 04 anos na Educação Infantil?
3. JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil, o lúdico tem uma importância fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois, ao brincar, elas desenvolvem e trabalham o físico, o cognitivo, o motor e o social, além de reproduzirem situações de seu cotidiano. As atividades lúdicas devem ser organizadas e planejadas pelo professor para que a criança busque sua própria autonomia. A criança necessitada autonomia para tomar suas próprias decisões, para tornar-se um cidadão questionador, criativo e que consiga socializar-se como os valores presentes como o respeito, a ajuda e a cooperação.
Este projeto tem a finalidade para nós futuros profissionais da educação, identificar e saber quando e como aplicar as brincadeiras que favoreçam a autonomia da criança, assim como fazer uma relação entre o aprendizado e o lúdico. Tem ainda o