Brigadeiros Gourmet
10
Você fica querendo fazer brigadeiros gourmet iguais aos das brigaderias e não consegue, não fica igual.
Foi assim comigo, mas eu sabia que o detalhe que faltava era o granulado. Repare na foto como são diferentes daqueles granulados tradicionais que usamos há anos nos nossos brigadeiros.
Fazia tempo que eu procurava “o confeito de chocolate das brigaderias” e não encontrava em lugar nenhum. Fui a tudo quanto é loja, supermercado e birosca que conhecia no Rio de Janeiro e ninguém sabia qual era esse “granulado achatadinho, quadradinho”.
Encontrei um que pensei até que fosse o tal, mas o formato dos confeitos não era tão perfeito (você pode vê-lo na foto da receita de Brigadeiro Bombom de Morango). Cheguei a pensar até que fosse aquele mesmo (loucura isso) e que as pessoas selecionassem os mais bonitinhos para usar. Mas aí, quando cheguei em casa e experimentei, vi na hora que não era ele o que eu procurava.
Continuei a busca até que ouvi alguém falar que aqueles tais granulados perfeitos, que derretem na boca, são de chocolate belga. Aí foi fácil, dei uma “googada” e descobri logo a marca suíça Barry Callebaut.
Os produtos são da “Callebaut”, que é uma submarca da Barry Callebaut (entre várias outras, veja tudo sobre elas no site – só não tem versão em português).
E olha que bacana, há uma fábrica da Barry Callebaut no Brasil! Sim, fica em Extrema, Minas Gerais (terra boa, né gente), onde inclusive também se encontram fábricas da Bauducco e da Kopenhagen.
A empresa é a maior produtora de cacau de alta qualidade e chocolates do mundo (isso mesmo) e seus principais clientes são a indústria, seguida de hotéis, restaurantes, padarias, confeitarias, buffets e lojas especializadas. É realmente sensacional toda a linha de produção deles, desde o cuidado na seleção dos grãos de cacau até as receitas que usam seus produtos. Vale a pena conhecer, tem tudo isso no site (mas