Brigada de emergência
A brigada de emergência se caracteriza por um grupo ORGANIZADO de pessoas, voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, também é função desta brigada prestar os primeiros socorros dentro de uma área pré-estabelecida.
SINOPSE DO CURSO
Este programa aborda conteúdos e praticas básicas relativas ao conceito, técnicas e procedimentos referentes ao atendimento realizado pela brigada de emergência, ate a chegada do bombeiro industrial.
OBJETIVO
Reconhecer uma emergência de incêndio, as características do processo de queima e a rápida ação em seu principio, impedindo assim a continuidade do mesmo, evitando tomar proporções maiores, preservando vidas e patrimônios.
RECONHECENDO AS EMERGÊNCIAS
ALARMES DE INCÊNDIO
Os alarmes de incêndio podem ser manuais ou automáticos. Os detectores de fumaça, de calor ou de temperatura acionam automaticamente o aviso. O alarme deve ser audível em todos os setores da área abrangida pelo sistema de segurança. As verificações nos alarmes precisam ser feitas periodicamente. A edificação deve contar com um plano de ação para otimizar os procedimentos de abandono do local, quando do acionamento do alarme.
RECONHECENDO AS EMERGÊNCIAS
SISTEMA DE SOM E INTERFONIA
Os sistemas de som e interfonia devem ser incluídos no plano de abandono do local e devem ser verificados e mantidos em funcionamento.
RECONHECENDO AS EMERGÊNCIAS
ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA
A iluminação de emergência, que entra em funcionamento quando falta energia elétrica, pode ser alimentada por gerador ou baterias. A iluminação de emergência é obrigatória nos elevadores, faça constantemente a revisão dos pontos de iluminação. Se possível, toda a semana.
RECONHECENDO AS EMERGÊNCIAS
PORTAS CORTA-FOGO
As portas corta-fogo são próprias para isolamento e proteção de fuga, retardando a propagação do fogo e da fumaça. Toda porta