Brifing
O Marketing nunca foi tão importante nas organizações como hoje. Do conhecimento desta ciência, que não deixa de ser uma arte, saem as grandes idéias e inovações, e principalmente o que é fundamental para qualquer segmento de mercado: A propaganda, que como diz o ditado, é a alma de um negócio.
Uma boa propaganda cria marcas, imagens, gera liderança no mercado, e conseqüentemente, torna uma empresa num grande sucesso. E com a tecnologia que existe atualmente, a propaganda pode ser cada vez mais explorada. Hoje a mídia detém uma influencia expressiva sobre as opiniões das pessoas, que são os consumidores em potencial. E a propaganda agarra este gancho para também expandir seu produto ou serviço no mercado e seduzir o consumidor.
Uma das tarefas mais importantes que o responsável pelo marketing deve realizar é a ótima preparação da peça inicial de uma campanha publicitária, o chamado Briefing, o qual estaremos discorrendo com mais profundidade nas próximas páginas, e ainda apresentar um exemplo real de um. O “produto” a ser explorado será a Festa do Sairé.
O que é o Briefing?
Em inglês, Briefing significa Resumo. É um documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. Base do processo de planejamento. Quando fala-se em Brifar quer dizer o ato de passar o briefing para outra parte envolvida.
O processo de Briefing acontece quando uma informação vai de um ponto para outro – ou seja, de uma pessoa para outra, de uma empresa para outra – e seu propósito pode ser estabelecido como uma forma de organizar a passagem da informação certa – das pessoas certas para outras pessoas certas -, na hora certa, da maneira certa e pelo custo certo.
Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário, ou seja, ele deve conter todas as informações relevantes e nenhuma que não seja. Um briefing muito grande, por exemplo, é ruim não só por ser extenso, mas