Briefing: onde tem taxi aqui?
BACKGROUND
DADOS SOBRE O TRÂNSITO
Um dos maiores problemas de quem enfrenta o trânsito nos centros urbanos brasileiros é o estresse, outro deles é a insistência de consumir bebidas alcoólicas e dirigir. Os engarrafamentos, as imprudências e o mau comportamento de quem trafega pelas ruas das cidades podem tirar a concentração dos condutores de caminhões, automóveis, motos e bicicletas, e também de pedestres, causando acidentes que poderiam ser evitados.
Segundo o último anuário estatístico do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos no Brasil praticamente dobrou em 11 anos. Passou de 30,9 milhões de unidades em 1998 para 59,3 milhões em 2009. Tantos automóveis, ônibus e motos circulando por vias urbanas e estradas do País exigem colaboração dos condutores e pedestres.
Segundo o Denatran, em 2009, 51,8 milhões de pessoas estavam habilitadas a conduzir veículos ou motos no Brasil e o desafio é sensibilizar esses condutores para ter tolerância e promover a paz no trânsito.
É importante lembrar que não são apenas as pessoas que estão ao volante as responsáveis pela segurança no trânsito. Os pedestres devem obedecer a regras, como esperar na calçada o momento certo para atravessar a rua, utilizar passarelas em locais sem sinalização e nunca atravessar em local proibido.
DADOS SOBRE SMARTPHONES
Falando em Smartphones, o Brasil já faz parte do top 10 países com maior número de aparelhos ativos, cerca de 13 milhões (em 2011). Em apenas um ano, os aparelhos com sistema operacional móvel Android e iOS cresceram 220% no país — só perdendo para o Chile, com 279%, e para a China, com impressionantes 401% de crescimento no mesmo período.
Em uma pesquisa mais recente realizada pelo Instituto Ipsos Mediact e encomendada pelas agências WMcCann e Ponto Mobi, o numero subiu para 14% da população, ou 27 milhões de brasileiros. O estudo foi realizado em sete estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte,