BRICS
Introdução:
BRIC é uma sigla formada pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada em 2001 pelo economista Jim O'Neill, analista de mercado do grupo Goldman Sachs (um dos maiores bancos de investimento do mundo), no relatório intitulado Building Better Global Economic Brics. "Ele fez um estudo de previsão de crescimento econômico no mundo para os próximos cinquenta anos, e chegou à conclusão de que justamente essas quatro nações eram as que mais se destacavam", diz André Roberto Martin, professor de Geografia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o documento, dentro das próximas décadas, esses países ocuparão o topo no ranking das maiores economias do mundo.
De acordo as análises recentes dos principais determinantes das taxas de crescimentoeconômico, em uma projeção para que nos próximos 50 anos a principal força na economia global será liderada pela associação comercial dos países emergentes formada por Brasil, Rússia, Índia, China e Áfricado Sul (BRICS), superando o grupo do G-6 formado pelos países desenvolvidos (EUA, Itália, França, Reino Unido, Japão e Alemanha), em termos de desempenho econômico e potencial dos países que compõe oBRICS em se tornarem os principais impulsores do crescimento econômico mundial.
Destaca-se a importância que estas economias têm revelado no comércio mundial e as diferenças em termos dedesenvolvimento entre estes países. Crescimento Econômico
O crescimento econômico não deve ser considerado como única solução para a redução da pobreza e desenvolvimento, mas écertamente um dos principais elementos para analisar o desempenho econômico de um país tanto desenvolvido como em desenvolvimento.
Fatores que contribuem para o crescimento econômico de um país comocapital humano, grande produtor agrícola, parque industrial diversificado, grandes reservas minerais e grande mercado consumidor. Em contrapartida outros fatores que