BRICS
COMÉRCIO EXTERIOR
TEMA: BRICS
COMPONENTES:
AMANDA MACHADO FERREIRA RA: 110362
BRUNA RAFAELLE DE CARVALHO RA: 100274
GABRIELE MUNETAKA PEREIRA RA: 113272
MARCIO PIMENTEL FERNANDES RA: 111520
TEREZA CRISTINA PEREIRA RA: 113443
VANESSA DOS SANTOS CERQUEIRA RA: 112390
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2014
FACULDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS BILAC
COMÉRCIO EXTERIOR
TEMA: BRICS
Trabalho apresentado como requisito de aprendizagem para a disciplina de Comercio Exterior de Administração de Empresas da Faculdade Bilac.
Turma: 15 ADMA
Orientador: Prof.ª Elisabete.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2014
INTRODUÇÃO
Os países que compõem o BRICS são países emergentes que compartilham de uma situação econômica parecida com altos índices de desenvolvimento.
Não há dúvida que os BRICS incomodam as potências tradicionais. A população dos cinco países chega a quase metade da população e força de trabalho mundial; o território somado entre os membros do bloco ocupa um quarto da área do planeta; seus membros têm um papel central em suas respectivas regiões; o PIB do bloco tem peso percentual expressivo e crescente no PIB mundial; e o bloco começa a fazer movimentos concretos de disputa nas arenas econômica, financeira e estratégica.
São países que revelam que cada país tem um desafio a vencer para chegar às condições projetadas pelos especialistas. Caso isso ocorra, as economias do BRIC poderão alterar toda a conjuntura econômica mundial.
O QUE É BRICS?
BRICS é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento. O acrônimo (uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras) foi cunhado e proeminentemente usado pelo economista Jim O'Neill, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro