Brian Duffy - Estudo do fotógrafo
INTRODUÇÃO
Brian Duffy nasceu em Londres no ano de 1933. Era fotógrafo e produtor de cinema e, foi responsável por retratar a cena londrinas das personagens mais importantes das década de 60 e 70. Cursou artes na escola St. Matin School of Arts, trabalhou na área de design de vestidos e como freelancer para publicações como a Harpers Bazaar, até conseguir um papel no mundo fotográfico, o que fez com que lhe desperta-se um enorme interesse em trabalhar com fotografias. Consolidou-se então no ramo de fotografia após produzir peças icônicas como o capa do Album Alladin Sane de David Bowie e fotografar importantes personalidades da época como Arnold Schwarzenegger e John Lennon que o tornaram tão famoso como fotógrafo quanto a popularidade dos artistas fotografados. Trabalhou em diversas áreas comerciais, como por exemplo em revistas do calão da Vogue e jornais como The Times.
Ao lado de David Bailey e Terence Donavon, Duffy é reconhecido como um dos responsáveis pela inovação batizada de “documentary fashion photography”. O estilo revolucionou tanto as produções imagéticas referentes ao tema quanto a indústria da moda. Suas produções eram tão influentes que em 1962 o jornal Sunday Times Apelidou os três de “Terrible Trio” (mais tarde, o fotógrafo Norma Parkinson os daria outra alcunha, “The Black Trinity”.
As suas imagens poderosas, traduziram a efervescência artística e todas as importantes mudanças comportamentais ocorridas nos anos de 1960, especialmente em Londres – ponto estratégico desse novo cenário junto a nova York. Duffy foi um dos principais responsáveis por eternizar a “Swinging London”, termo usado para designar a cena cultural