Breves esclarecimentos sobre a atuação do arquivista e os benefícios que os mesmos podem trazer as instituições privadas
A informação é hoje em dia a principal responsável por ganhos no mercado globalizado e competitivo do mundo. As empresas têm necessidade de adotarem tecnologias de informação cada vez mais avançadas para terem acesso de forma dinâmica e rápida. Este acesso rápido e dinâmico à informação é que vai auxiliar na definição da estratégia de mercado em relação ao produto que a empresa trabalha.
Os administradores, na medida em que exercem seu oficio, vão deixando pelos atalhos profissionais um rastro de informações registradas em papéis ou suportes eletrônicos que os arquivistas reúnem, organizam e tratam tecnicamente para torná-los disponíveis à consulta.
Os arquivistas passam a ser parceiros valiosos dos administradores nessa difícil tarefa de modernização das instituições, que vem sempre acompanhada do temido fantasma da reação às mudanças.
Um arquivo bem estruturado, quando interligado a um sistema de informação, é antes de tudo um recurso estratégico para se obter uma administração eficaz e eficiente, bem como a prova de direitos, obrigações e privilégios, controle de programas de trabalho e etc.
Ao tentarmos traçar um perfil sobre o desempenho de empresas bem sucedidas percebemos que um de seus trunfos, está na forma a qual as mesmas gesticulam o conhecimento dentro de suas organizações. Suas inovações buscam sempre um perfeito fluxo de informações, descartando o que não lhes interessa e transferindo a destinos estratégicos em tempo hábil as informações que serão úteis a seus clientes, funcionários e colaboradores. Logo, os métodos de gestão de informações se transformam em um ponto crucial na busca da competitividade, ou seja, para que a organização alcance bons resultados operacionais, feche bons negócios, é imprescindível que as informações vinculadas à mesma sejam disseminadas de forma racional.
Os empresários estão percebendo