Breves Considerações a Respeito da Teoria do Desenvolvimento Sustentável
Compreensão da forma pelo qual o espaço geográfico ou espaço produzido pode ser construído ao longo do processo de desenvolvimento de um determinado sistema de produção, com diferentes características, mas que resultarão em decisões e ações tanto individuais quanto coletivas.
O espaço geográfico é tratado como o resultado da produção humana em função do trabalho com que o homem modifica a natureza, não pode ser nem a soma nem a síntese das percepções de cada individuo, mas deve ser visto como um produto.
Portanto, o espaço é um fato, porque é algo que existe, que foi produzido pelo homem. Já o espaço como fator é um agente que contribuiu para um dado resultado, possuindo condicionantes de atuar no individuo e na sociedade, apresentando papeis de rugosidades, que refletem um momento histórico do sistema de produção, um espaço com formas preexistentes, podendo ser um fator determinante para a existência de um novo espaço.
O espaço deve ser visto sempre como produto social do trabalho humano, sendo uma relação incessante, afinal esse nunca se dá por pronto. Assim, o espaço geográfico se constitui numa série de fatores, como as necessidades de sobrevivência do ser humano, a própria influencia do sistema capitalista sobre o homem e desenvolvimento da história humana, sendo, portanto, um produto de relações passadas e presentes.
No mesmo momento em que a sociedade se produz, ela também produz espaço, assim o espaço não deve ser visto como algo pronto, mas como algo que está sempre em movimento.
A teoria do ecodesenvolvimento trata de uma gestão ecológica prudente. O homem precisa aprender a aproveitar de forma sensata os recursos naturais, para poder melhorar renovar os recursos existentes que são o suporte básico da vida. Assim, quando se fala em ecodesenvolvimento, fala-se necessariamente em planejamento local e participativo em todas as instancias da sociedade.
A Geografia e o Turismo: