breve resumo sobre o carnaval
Sabemos que a imagem do Brasil está intimamente ligada ao futebol, às mulheres bonitas com poucas roupas e ao carnaval. Inclusive, o mais desavisado ou o menos curioso poderia afirmar que o futebol e o carnaval são criações originárias das terras brasileiras.
Deixando de lado o futebol, realizaremos um breve estudo sobre a festa mais popular do Brasil, o carnaval. Arraigado a nossa cultura ele tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam água, ovos e farinha uma nas outras. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade, sentido que permanece até os dias de hoje.
Observando essa festa como uma manifestação cultural, retomaremos o conceito de cultura, Laraia recorre a diversos escritores e seus conceitos mais variados, faz um levantamento acerca dos conceitos utilizados ao longo da história, salienta o fato de que quando o homem vê o mundo através de sua cultura, o que tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. Em última análise Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
Então, como dissemos no começo, e analisando a luz do conceito antropológico de cultura, o carnaval foi incorporado a nossa cultura, como forma de expressão de um padrão apreendido (o entrudo, português), desenvolvido e, ao longo dos anos modificado.
Também devemos observar que existem vários carnavais dentro do país e não só o carnaval do samba e dos grandes desfiles e das espetaculares escolas de samba, que gastam milhões para preparar o que a mídia comercializa como o maior espetáculo da terra. Existe o carnaval do frevo, do axé music, o carnaval de rua, assim como os que buscam manifestações contrárias ao próprio