Breve resumo sobre a Revolução Francesa
A sociedade apresentava-se estratificada e hierarquizada, no topo da pirâmide estava o clero, abaixo dele estava a nobreza. A base social era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) sendo estes os pilares de sustentação da economia francesa, pagando altos impostos. A burguesia, tinha uma condição social melhor porém queria ter uma maior participação política e liberdade econômica.
No dia 14/07/1789 o nível da insatisfação pública era tão grande que a população foi às ruas com o intuito de tomar o poder e arrancar Luís XVI, o primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha, prisão política que representava o poder da monarquia francesa. Marcando assim o início da revolução. No mês de agosto do mesmo ano a Assembleia Constituinte cancelou os direitos feudais que ainda existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que trazia importantes e significativos avanços sociais.
O lema dos revolucionários representava de maneira resumida o desejo do terceiro estado francês era ele: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, durante o processo grande parte da nobreza deixou a França, a Igreja teve seus bens confiscados e a família real, que foi capturada tentando fugir do país, foi guilhotinada em 1793. Entre eles o rei Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta.
Depois da revolução, o terceiro estado começa a se modificar e partidos políticos surgem com opiniões diversificadas. Os Girondinos representavam a alta burguesia e queriam uma menor participação dos trabalhadores na política e os Jacobinos defendiam a participação dos trabalhadores, sendo esse segundo grupo liderado por Robespierre e Saint-Just radicais que desejavam mudanças que beneficiassem os mais