breve resumo do livro Dom Casmurro
D Gloria fez uma promessa para que tivesse um filho: se o tivesse, o faria padre.
O agregado José Dias ficou preocupado com Bento e a Capitulina andarem sempre juntos, então pensou que era melhor colocá-los no convento. Antes de ir, ele e Capitu fizeram uma promessa de amor. Fizeram com que José Dias ficasse do lado deles, para que, ao invés de ir ao convento, fosse a Europa estudar e José Dias iria junto. Mas não deu certo e acabou indo ao convento.
Lá conheceu Escobar, que também não tinha vocação para padre e sim comerciante. Este teve uma idéia: a mãe de Bento adotar um qualquer e o fazer padre, já que a promessa era fazer um filho padre.
Bento sai, estuda fora, mas José não vai. Quando retorna, se casa com Capitu.
Escobar se casa com uma amiga de Capitu e moram na mesma cidade que Bento.
Ele e sua esposa, Sancha, têm uma filha. Bento e Capitu não conseguem ter filhos. Mas misteriosamente, Capitu fica grávida. Seu filho então, Ezequiel, tem olhos e cabelo claros.
Depois de Escobar morrer afogado, Bento começa a desconfiar de Capitu e a ligar alguns fatos, fazendo-o pensar que seu filho, na verdade não é seu. Então se torna um homem “fechado”, casmurro.
Certa vez quando ia tomar café com veneno para se matar, ele olha para o filho e oferece o café para ele, mas se arrepende precipitadamente.
Depois de certo tempo, Capitu, Bento e Ezequiel viajam à Europa, Bento volta, porém Capitu morre por lá.
Quando crescido, Ezequiel volta, está com aparência igual à de Escobar e depois de viajar com alguns amigos para a Grécia morre com uma doença local.