Breve Reflexão sobre as principais caracteristicas
Artigo cientifico: O futebol e o surgimento dos mitos: a mídia e a análise dos discursos.
Autora: Marina Melo.
Após uma breve introdução sobre a motivação do artigo cientifico nos é dado um levantamento histórico sobre as origens do futebol baseado em um vasto levantamento bibliográfico citado no texto, ou em suas referências bibliográficas, quando vistas em um texto jornalístico essas duas partes se restringem a poucas palavras muitas das vezes não citando o levantamento histórico e deixando somente a motivação de escrita exemplifica no texto.
Em uma terceira pontuação do artigo tem-se o desenvolvimento do assunto, remetendo em certos momentos ao levantamento histórico e dando ênfase a construção e idealização da imagem do mito novamente se baseando em fontes bibliográficas de outros artigos científicos ou então livros de autores consagrados na área. Quando analisado um artigo jornalístico vemos essa situação sendo descrita quase que estritamente com exemplos de personalidades e sua ascensão no mundo do futebol, sempre citando Pelé como principal exemplo.
A conclusão do artigo cientifico discute e arremata tudo o que foi explanado ao longo do texto de forma a trazer um fechamento do discurso, quando comparado a conclusão de um artigo jornalístico, que em alguns casos é inexistente, temos uma breve opinião pessoal ou citação de algum especialista da mídia. É possível notar ao se comparar essas duas metodologias de escrita, que o artigo jornalístico visa uma breve explanação dos fatos muitas vezes se isentando de informações cientificas apenas apresentando as ocorrências. Já um artigo cientifico baseia-se em um levantamento bibliográfico e a disponibilização de informações com base cientifica idôneas sem levar em consideração a opinião pessoal do autor ou alguma informação baseada em senso