Breve Pesquisa Combustíveis
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina: Máquinas Térmicas
Profª Ana Marta
Pesquisa Referente a
Combustíveis
Por definição, combustível é todo material que libera energia térmica ao ser queimado.
Dessa forma, consiste numa reação química de oxidação a alta temperatura, que necessita de energia de ativação, ou seja, para que ocorra devem estar presentes o combustível, o comburente e a energia de ativação. Uma vez que o processo tenha iniciado, o próprio calor liberado pela reação é usado como energia de ativação, de forma que o processo é considerado “auto-ativante” até que algum dos elementos seja extinto.
De forma geral, a maioria dos combustíveis conhecidos são compostos por carbono e hidrogênio e são chamados de hidrocarbonetos. A viabilidade e grande utilização dos mesmos estão ligados com a disponibilidade, custo e aplicabilidade, sendo que boa parte deles podem ser obtidos por fontes relativamente abundantes. Podem ser desde sólidos, líquidos ou até mesmo gasosos.
O combustível sólido mais comum é o carvão. Pode ser vegetal ou mineral, este formado de depósitos de vegetação que sofreram a ação de alta pressão, temperatura e agentes bioquímicos. Suas propriedades podem variar de acordo com a localização. Dessa forma, uma análise imediata pode constatar diferentes níveis de umidade, material volátil, carbono fixo e cinzas presentes no carvão em questão.
A maioria dos hidrocarbonetos é uma mistura obtida do petróleo bruto por destilação. No processo, os mais voláteis, como a gasolina, vaporizam primeiramente, seguidos pelos menos voláteis como querosene, diesel e óleo combustível. É importante ressaltar que de acordo com a fonte de petróleo e o processo de refinaria, a composição de um dado combustível pode variar.
Dentre os combustíveis líquidos derivados do petróleo, podemos ressaltar a gasolina, o diesel e o óleo combustível. O primeiro é amplamente utilizado em automóveis e por