BREVE História Vila Mutirão
Mil casas construídas em um único dia. Isso é possível? Em Goiânia, no início da década de 80, isso foi sim. Essa obra grandiosa foi executada pelo então governador do estado, Íris Rezende.
O ano era 1983. O estado, assim como todo o Brasil vivia um momento de grandes dificuldades financeiras, mas igualmente de grandes mobilizações sociais. A classe mais pobre, que não havia sido contemplada pelos programas habitacionais dos governos militares, ajudada por entidades, promovia ocupações por todo lado. Em Goiás, para conter essa onda, o então governador recém eleito, Íris Rezende machado, buscou uma solução populista, mas ao mesmo tempo, chamada de mutirão da moradia.
O primeiro bairro a ser erguido seria em Goiânia e o projeto era impactante e ambicioso: construir mil casas em um único dia, em regime de mutirão. A iniciativa não admitia erros. Um fracasso ou grandes falhas significariam um prejuízo político muito grande para um líder em acessão. O professor Sílvio Antônio de Freitas, que esteve no mutirão e estudou a construção do bairro para sua tese de mestrado, explica que o projeto exigiu um planejamento minucioso e a participação de muita gente.
Para que tudo desse certo e ao fim do domingo, dia 16 de outubro, as casas estivessem todas de pé, foi montado um esquema logístico sem precedentes em Goiás. As casas deveriam ser montadas a partir de um kit de materiais pré-moldados. As fotos tiradas pelo professor no dia da construção mostram que ao amanhecer do domingo, tudo estava em seus devidos lugares para que as equipes começassem a trabalhar. E ainda pela manhã, as primeiras casas já estavam prontas.
Além de funcionários públicos, do estado e de cidades administradas por prefeitos que apoiavam Íris Rezende, o apelo popular da obra, mobilizou milhares de pessoas, que foram para o local ajudar a erguer um