Breve história sobre a origem do Hip Hop
O hip-hop emergiu nos EUA, na década de 70, nos subúrbios escusos de Nova Iorque (Bronx, Harlem, Brooklyn). Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentaram todos os tipos de problemas: pobreza, violência, racismo, tráfico, carências de infra-estrutura, de educação, entre outras questões sociais. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente a única opção que lhes restava era a entrada no mundo das gangues (ora formando parte de alguma, ora fora delas, mas sempre conhecendo os territórios e as regras impostas pelas organizações criminosas), as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial.
O amigável bairro do Bronx
Neste contexto nasciam diferentes manifestações artísticas de rua: música, dança, poesia, pintura. Os DJ’s Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e tiveram a iniciativa de organizar festas nas quais estas manifestações podiam ser demonstradas irrestritamente ao público.
Harlem: A Cracolândia nova-iorquina Em 12 de novembro de 1973 foi criada a Zulu Nation, cuja primeira sede estava situada no bairro do Bronx. A Zulu Nation é uma ONG que tem como objetivo acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente com o problema da violência. Começaram a organizar “batalhas” não violentas entre gangues com um objetivo pacificador. As batalhas consistiam em uma competição artística. Nascia, assim, o hip-hop.
CURIOSIDADE
Algo interessante e que poucas pessoas sabem, é a respeito da vestimenta utilizada pelos seguidores do rap e hip-hop. Em plena década de 70, os niggers da periferia contavam com as doações de agasalhos para enfrentar o rígido inverno Nova-iorquino. Como eles dependiam das doações, muitas vezes não havia a possibilidade de escolherem os tamanhos adequados. Sendo assim, ou usavam uma roupa cinco vezes maior, ou passavam frio. Sem muitas opções,