Breve história - geografia
A geografia é um dos saberes mais antigos que existem. De forma resumida, podemos dizer que ela é o estudo do espaço que os seres humanos habitam. Assim sendo, seu início coincide com o advento dos primeiros mapas, na Antiguidade, pois a elaboração de um mapa – para mostrar o caminho para um lugar, para localizar cada objeto ou fenômeno numa determinada região, etc, - já pressupõe um estudo geográfico. O mapa é um excelente instrumento para a geografia e, normalmente, os estudos ou trabalhos dessa disciplina são acompanhados por mapas.
A mistura inicial: filosofia, geografia e outros saberes
A palavra geografia (geo “Terra”; grafia “descrição”, “escrita”) foi criada pelo filosofo grego Erastóstenes no século III a.C. esse filosofo foi um estudioso da geografia, algo muito comum na época, quando praticamente todos os sábios ou estudiosos eram filósofos (filo, “amigo”; sofia, “saber”, “sabedoria”) e, com freqüência, se ocupavam de quase todos os temas ou assuntos que hoje dividimos entre várias disciplinas distintas. Foi somente nos séculos XVII, XVIII e XIX, dependendo de cada caso, que as ciências modernas (química, física, geologia, geografia, astronomia, sociologia, economia, etc) se definiram mais precisamente, isto é, tornaram-se autônomas ou independentes da filosofia e adquiriram os seus conceitos e métodos próprios e específicos.
2.1- Erastóstenes, que exerceu o cargo de diretor da então famosa Biblioteca de Alexandria, foi um importante pesquisador em vários saberes, como matemática, geografia, física e astronomia. Entre outras contribuições suas, está o calculo da circunferência ou perímetro do nosso planeta, que possui 40075 no equador e 39940 Km nos pólos. O calculo de Erastóstenes apresentou relativa exatidão, com uma diferença de apenas 322 Km. Por sinal, até o século XIX era muito comum que o campo de estudos da geografia incluísse conhecimentos que, depois, passaram a integrar outras disciplinas; astronomia,