Breve historico da educação matemática
A Educação Matemática vem ao longo do tempo proporcionando mudanças na forma de ensino, sua atuação como disciplina é bem recente e nasceu da preocupação de matemáticos e professores de matemática com o aprendizado relacionado à própria Matemática, já que esta sempre esteve presente na vida dos alunos como uma ciência de difícil acessibilidade.
Embora já se tenha tido preocupação no ensino da matemática na antiguidade, esta tomou corpo a partir das três revoluções da modernidade (Revolução industrial, revolução americana e revolução francesa). A educação matemática como área prioritária na educação ocorre na transição do século XIX para o século XX. O passo mais importante para o estabelecimento da educação matemática como disciplina foi dada pelo matemático alemão Felix Klein, que publicou em 1908 um livro, Matemática elementar de um ponto de vista avançado. Ele defendia que o ensino deveria ser mais psicológico do que sistemático e que os professores só teria sucesso se apresentasse as coisas de uma forma intuitivamente compreensíveis. A consolidação da educação matemática como uma área da matemática e da educação verdadeiramente se deu com a formação da Comissão Internacional de Instrução Matemática (IMUK/ICMI) em 1908, durante o Congresso Internacional de Matemáticos em Roma, que contou com a participação do Brasil através da presença de Eugênio Raja Gabaglia. A partir disto, aumentou o interesse sobre a educação matemática e começou-se a formar comissões de pesquisadores em educação matemática em todo o mundo.
No Brasil, houve quatro importantes momentos, que começou com a gestação do campo profissional, onde nesta fase a educação matemática ainda não existia como campo de estudo e pesquisa, porém os professores de matemática desta época começaram a se preocupar com os aspectos didático-metodológicos da disciplina. Neste período foram criadas as Licenciaturas em Matemática (década de 30),