Breve historia da sociologia
-Mito – pagina 2
-filosofia – pagina 3
-Teologia – pagina 3
-Ciência – pagina 4 * Ciências Humanas – pagina 4 * Sociologia como ciência – pagina 4 * Positivismo – pagina 5
Estudo sociologia 1ª prova
Conceito de sociologia
A realidade social sempre nos é apresentada revestida de uma roupagem, de tal modo que nunca a vejo como ela é, mas sim por meio de sua roupagem.
Muitas vezes a sociologia tem sido usada para produzir conhecimento de interesse das classes dominantes, tornando-se instrumento de controle, acarretando na burocratização e domesticação de suas pesquisas.
Outras vezes, mantém uma postura critica diante da ideologia dominante.
A sociologia é a ciência da sociedade, é um produto histórico, social, permeado pela cultura, valores, interesses e ideologias.
Historia da sociologia
Mito
Historias narradas de geração a geração com o intuito de fortalecer a identidade cultural perante os demais povos e de expressar sua concepção de mundo. A mitologia tem alta carga pedagógica, pois contem ensinamentos sobre o modo como as pessoas devem conceber o universo, a religião o trabalho, a justiça, a família, etc. É a autoafirmação da identidade de um povo. Modelos antropomórficos e divinizados das relações humanas caracterizavam fenômenos naturais. Visão cosmológica. Mito é o estado da consciência de um povo sobre si mesmo e sobre o que o circunda. Incorporado pela comunidade e aceito a partir da fé. Manifesta-se como verdade espontânea de origem intuitiva.
Filosofia
Surgimento de uma sociedade complexa a partir da polis (comercio, escrita, moeda, economia, trabalho escravo). Avanço dos conhecimentos matemáticos, geométricos, astronômicos, etc. reestruturaram os modelos de racionalidade. Os primeiros filósofos estavam preocupados em explicar a realidade com fundamentos racionais, não divinos ou baseados no senso comum. Ciência da