Breve comentário de senso comum, conhecimento cientifico e escola behaviorista
O conhecimento científico é oposto ao senso comum, pois este conhecimento se apropria de métodos e técnicas de comprovação do objeto ou situação pesquisada, podemos dizer que conhecimento científico, e uma ciência experimental. Sendo assim a ciência busca investigar a natureza de maneira racional, desvendando relações universais e indispensáveis entre os fenômenos da natureza experimentados. Como exemplo a previsão do tempo nos tele jornais.
A psicologia científica é a evolução do estudo dos processos mentais através da analise cognitiva, afetiva e comportamental do individuo por meio de interações com o meio ambiente. A psicologia cientifica é estruturada pelas mesmas leis do conhecimento científico, portanto ele busca um conhecimento objetivo experimentado em fatos empíricos.
O médico alemão Wilhelm Wundt foi o primeiro pesquisador a conceituar a psicologia como uma ciência da mente seu objeto de estudo era a experimentação imediata. Para ele o método experimental era o meio mais apropriado à investigação dos processos básicos do individuo observado sendo por meio da sensação e associação. Wundt é considerado por muitos estudiosos como o pai da Psicologia, ficou particularmente assim conhecido pela criação do primeiro laboratório de psicologia experimental, sendo palco de investigação e muitas experiências por Wundt.
A escola behaviorista é uma doutrina que entende a psicologia como uma ciência do comportamento e não da mente, no behaviorismo o comportamento é explicado sem referências a eventos mentais. Foi John Watson que deu