BREVE ANÁLISE DA MORALIDADE ROUSSEAUNIANA PRESENTE NO "DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS E AS ARTES" DE JEAN JAQUES ROUSSEAU

1629 palavras 7 páginas
BREVE ANÁLISE DA MORALIDADE ROUSSEAUNIANA PRESENTE NO “DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS E AS ARTES” DE JEAN JAQUES ROUSSEAU
HÁ OUTRO SUBTERFÚGIO ALÉM DA PROPOSTA DE ROUSSEAU?

Paper apresentado à Universidade Federal do ABC como parte dos requisitos de aprovação da disciplina Conhecimento e Ética lecionada por Luís Alberto Peluso

GUSTAVO DE LIMA ESCUDEIRO
RA: 21050613

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho é um requisito do Professor Dr. Luís Alberto Peluso para conclusão do curso Conhecimento e Ética da ofertada no segundo quadrimestre de 2014 pela Universidade Federal do ABC.
O Discurso Sobre as Ciências e as Artes provoca um certo alarde, visto que Jean Jaques Rousseau condena o suposto progresso que ambas trouxeram para o homem. Apresento neste paper uma leve análise do seu Discurso cuja questão posta foi: contribuiu o restabelecimento das ciências e das artes e das artes para purificar os costumes? Haveria alguma outra alternativa além da qual Rousseau apresenta? Não acredito que você leitor deste paper aceitaria tão facilmente a alternativa de Rousseau.

DESENVOLVIMENTO

Rousseau começa com uma advertência segundo a qual dificilmente o perdoariam pelo partido que ele ousou tomar. De fato, em pleno Século das Luzes e no país central, a França, um homem dotado de um intelecto fascinante responde a seguinte questão de uma forma, no mínimo contradizente, visto que aquilo que Jean Jaques Rousseau faz de melhor está imerso no conjunto das artes e das ciências. Contudo, como o próprio Rousseau diz, ele não maltrata a ciência nem as artes, ele objetiva a defesa da virtude dos homens virtuosos.
Segundo Rosseau, inegavelmente é um belo espetáculo ver o homem, através dos seus próprios esforços, dissipar com a ajuda da razão todas as trevas as quais o rodeava. Contudo, parece-lhe que todas estas luzes ofuscaram os conceitos de moralidade.
É um grande e belo espetáculo ver o homem

Relacionados