Bretton woods
- Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------- 3
- Contextualização histórica ---------------------------------------------------------------------- 4
- O acordo e os seus objetivos ------------------------------------------------------------------ 6
- As Crises do Acordo ----------------------------------------------------------------------------- 8
- Conclusão ----------------------------------------------------------------------------------------- 12
- Bibliografia ---------------------------------------------------------------------------------------- 13
1. Introdução:
O enquadramento monetário que moldou os primeiros passos da União Europeia foi determinado pelos acordos de Bretton Woods, assinados a 22 de Julho de 1944 por 44 países no final da Segunda Guerra Mundial. As nações acabavam de sofrer grandes inflações associadas à uma variação do padrão-ouro, e desejavam voltar para um sistema estável de taxas de câmbio. Os objetivos principais de Bretton Woods eram garantir a estabilidade monetária no plano internacional para favorecer as relações comerciais e a recuperação económica de alguns países que haviam sido devastados pelas vicissitudes da guerra. Teve como principal objetivo consagrar a primazia económica dos Estados Unidos e estabelecer o dólar como unidade de troca internacional.
2. Contextualização histórica
A partir do verão de 1941, no seu segundo mandato no Departamento do Tesouro britânico, Keynes dedicou-se essencialmente às relações internacionais e rapidamente tornou-se uma figura influente.
Em Setembro de 1941, redigiu planos para uma união monetária internacional, que deveria tornar desnecessários os mecanismos existentes de compensação mútuas e fundos bloqueados. Esta união deveria ter um banco que servisse de câmara de compensação (Clearing House) entre os bancos centrais dos países participantes.
Os ativos deveriam traduzir-se